🦞😘 parece-me que soy una espécie diferente pero no soy ? si, kiene, soy la forma de la sensacion de muerte. la santa muerte. ou, kana, soy la kyanda angolana que se alimenta junto de los mortos. kiene, si. la hechicera llegó a la luna...si, soy amante de los marujos ou dos homens que matam os peixes. os amo, os quero perto de mim. soy kyanda. os quero perto de mim. 🌊🦞😘
Lembrar daquilo que esqueci, enquanto subo e desço a Fonte Grande (Vitória/ES, BR). Criar um mapa das fontes da Fonte Grande. É uma experiência estética de imersão que inicia-se em julho de 2018. É uma promessa que fiz pro meu avô, que descobri ser uma aposta que ele fez em mim. Subir e descer semanalmente a Fonte Grande durante o tempo que me for necessário viver.
quarta-feira, 30 de junho de 2021
quinta-feira, 24 de junho de 2021
quarta-feira, 2 de junho de 2021
terça-feira, 1 de junho de 2021
REZA
Eme
Eie
Etu
Enu
Ene
Ngana Nzambi, ngassakidila por isso. ngassakidila ngana nzambi. ngassakidila. A memória não existe sem a permissão. O desejo prevalece, o caminho se modifica, mas meu desejo em continuar a de prevalecer.
Ngana Nzambi, afaste de mim todo e qualquer medo, vergonnha, boicote, desamor, makongo. quero ser lembrada como um vento húmido, uma tempestade de verão, quero ser essa kalema, kalema, kalema. kalema, kalema e kalunga.
kalunga, kalema
kalema,
kalema
kalema, kalunga
preta velha feiticeira, preta velha kimbandeira a ganga zimba abalao. berimbal tocou yuna, tocou berimbal kalunga, um toque triste de morte, a capoeira foi jogada ao som da triste canção. na boca de um ganga zumba, no fundo do coração. ieee vai la menina, mostra o que o meste ensinou, mostra que ao arrancar a planta que a semente ali plantou, se ela for bem cultivada, dará bom fruto bela flor.
kimbanda
iêe
iêe
iêe
dipanda, dipanda, dipanda, dipanda, dipanda, dipanda
eu não sou daqui, capoeira. eu sou discípulo de zimba, foi ele que me ensinou. eu quer capoeira, eu quero ver a rasteira, angola e regional.
Henda, muitas saudades
medo, tunda. kalunga, me dai forças!
tunda, tunda, tunda medo! kalunga, me dai forças.
Henda, henda, muitas saudades de vocês minhas imãs. Encontrarei cada uma de nós, até quando eu não mais lembrar do nome que nos deram.
Encontrarei cada uma de nossas que já não lembraram que existimos. Eu sou a mensageira. Eu sou. Nos encontrarei.
Venham até mim, chamem pelo meu nome. Me chamem pelo nome que eles não sabem. me chamem pelo som que eles não escutam. me mostre que não estou sozinha, me mostre o caminho do prazer, tire-me desta história, leve-me para onde eu disse que iria e hoje já não lembro mais onde fica.
Malembe
jikulumesso (abre os olhos/ fique atento)
Ngassakidila
Henda, se iavula, ibeka njinda!
não vou esperar a maré baixar, porque tenho amo quando meus pés não tocam o fundo do mar.
quando a maré baixar.
Kangiji ku utenda, kena ku ufua!
Kianda
Kianda
Kianda
Te espero, te quero
Kianda
Kianda
Kianda